Friday, November 14, 2008

Lotus Exige S para venda: VENDIDO

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O meu Lotus Exige S está à venda. Parte-me o coração vendê-lo. Apenas o faço porque a pressão no trabalho tem sido muita e não vai abrandar. Nas últimas 4 semanas andei 2 vezes com o carro. Não é o que o carro merece.

CONTACTO: jvc@fe.unl.pt / 91-452-6180




Está por iso à venda o meu Lotus Exige S, comprado no concessionário Lotus em Portugal em Junho de 2007. É o primeiro Exige a ser vendido pela Lotus em Portugal e o único em Portugal Continental (há um nos Açores).



O carro pode ser comprado com toda a confiança. Nunca teve um acidente, nem sequer um toque. Têm a manutenção em dia, está na garantia (até Julho de 2009) e TODA a minha experiência com o carro está descrita em detalhe no meu blog. O carro é conhecido do Fórum Autohoje e do Fórum Contra-Brecagem . Sou membro da direcção do Club Lotus Portugal e se o carro ficar na zona de Lisboa e o proprietário quiser juntar-se ao Club, vai ver-me pelo menos uma vez por mês. O mêcanico da Lotus ADORA o carro e conhece-o bem. Pode ser contactado na Lotus para dar referências sobre os estado primoroso em que o carro se encontra (Sr. Loureiro: 226158620).
O carro esteve sempre guardado na garagem com cobertura por cima e nunca andou à chuva.



O carro está melhor que novo. A venda incluí:

a. O Lotus Exige S na côr mais bonita (Laranja) em estado mecânico irrepreensível e óptimo estado comético.

b. Um ‘voucher’ para um serviço na Lotus que inclui mão de obra e materiais para ara pôr o carro irrepreensível do ponto de vista estético (do ponto de vista mecânico o carro já está irrepreensivél, do ponto de vista estético está óptimo, mas para ficar perfeito precisa de três detalhes mencionados no ponto abaixo), incluindo uma lavagem / detailing.

c. Uma série de acesssórios que tornam o carro melhor que novo:

--> Espelhos multivex Acabam com o ângulo morto e permitem fazer marcha atrás em plena confiança sem retrovisor central. Este espelhos estão colocados por cima dos espelhos originais do carro e podem ser tirados sem deixar qualquer marca (Custo: 75 EUR)

--> Piscas frontais reforçados, para evitar o efeito dos ‘piscas voadores’ comum ao Lotus Elise e Exige

--> Um CD com todos os manuais técnicos, incluindo o do motor (custo apróximado: 200 EUR)

--> Um extintor original Lotus

--> Uma cobertura de garagem original Lotus (custo: 400 EUR)

--> Uma cobertura de cockpit para quando o carro andar descapotável (Custo: 50 EUR)

--> Escape desportivo orginal Lotus (custo: 800 EUR)

d. O Club Lotus é um dos clubes automóveis mais activos em Portugal, permitindo-lhe disfrutar do seu carro em conjunto com outros entusiastas


As epecificações técnicas resumidas são:


Peso: 900 kgs
Motor: Toyota VVTI supercharged 218 cvs
Configuração: Motor ao centro / tracção traseira
Suspensão desportiva independente
Travões brembo


Mais especificações ...

Mais fotos do meu carro ...

Videos da minha condução...

Relato de TUDO o que aconteceu com o carro desde que o encomendei...


Algumas perguntas:



1. O carro tem 16 000 kms e andou 3 vezes num kartódromo, está em bom estado mecânico?

O carro está irrepreensivel do ponto de vista mecânico. Eu não gosto de andar muito depressa. No Fórum AutoHoje disseram que eu tinha medo do carro por não andar depressa. Sempre deixei o carro aquecer antes de andar mais a sério. Sempre o deixei arrefecer antes de o estacionar. Prova do cuidado que tenho com o carro são os pneus. Enquanto que muitos dos proprietários de Elises tiveram que trocar os pneu ao fim de um ano, na última revisão o mecânico da Lotus disse me que eu tinha pneus para mais um ano (revisão feita aos 15 000 kms, o carro tem 16 000 kms agora).

O carro esteve três vezes em pista. Duas com o Club Lotus e uma com o Contra-Brecagem. No total andou cerca de 40 minutos em pistas de Kart sempre com muito cuidado. Apesar de ter o carro mais potente do Club Lotus, sempre fiquei para trás nos tempos porque não quis estragar o carro. Chegaram a comentar no trackday do contra-brecagem que ‘ele nem acelera a fundo nem nada’ e no trackday do club lotus disseram-me que eu não tinha confiança no carro – não o queria era estragar.

Depois de cada destes 15 minutos em pista (menos do último, que foi o fim de semana passado) levei o carro ao mecânico da Lotus para ter a certeza que estava tudo bem (uma vez riu-se de mim).

Usei o carro em 6 estradas: 3 passeios do club Lotus (ver percursos no blog), Estrada da lagoa Azul, N237 e 238 em Tomar, e montejunto. Todas as estradas têm óptimo piso e todas implicavam uma deslocação grande por auto estrada (até há pouco tempo tinha o carro no centro de Lisboa). A maior parte dos kilómetros do carro foram feitos em auto-estrada. Na venda incluirei um print da via-verde para comprovar estes factos.

Percurso garagem-lagoa azul:


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Percurso garagem-montejunto:

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Percurso N237/238:


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Há várias pessoas que podem dar referências sobre o carro. O Sr. Loureiro, mecânico da Lotus (telefone acima), os meu colegas do Club Lotus, e alguns membros do Forum Contra-Brecagem que foram algumas vezes à Lagoa Azul comigo (ver neste tópico...). Todos dirão que tenho uma condução muito cuidadosa e o Sr. Loureiro confirmará que o carro tem tido uma manutenção exemplar.

Como disse acima, sou membro da direcção do Club Lotus. Se o carro ficar em Lisboa, o dono vai ver-me todos os meses para qualquer dúvida ou pergunta que tenha.

O meu blog têm tudo o que aconteceu ao carro e todas as alegrias que me deu, pode por isso comprar este Lotus com toda a confiança porque sabe TUDO sobre o seu passado.

2. O carro está em bom estado cosmético?

Não tive só cuidado com o estado mecãnico do carro mas também com o seu estado cosmético. O carro é lavado e aspirado com frequ~encia. Uso produtos de boa qualidade, panos de micriofibra, luvas de pele de ovelha e a técnica dos dois baldes. No entanto um carro desportivo baixo como o Exige não está imune aos elementos. Apesar de todos os meus cuidados, a matricula da frente partiu-se estalando a pintura no splitter frontal por trás da matricula (como podem ver nas fotos, é invisivel a não ser que se olhe por trás da matrícula), houve um pedacinho de borracha que saltou de um pneu traseiro que fez um risco pequeníssimo na pintura, há também alguma sujidade (alcatrão muito dificil de tirar) nos autocolantes de protecção lateral. Todos estes três promenores serão corrigidos pela Lotus. Encomendei um splitter frontal novo já pintado, um conjunto completo de autocolantes e pedi para pintarem a zona onde o pneu riscou. O carro ficará assim tão perfeito do ponto de vista estético como do ponto de vista mecânico.

2. O Carro é mesmo assim tão bom?

Este carro é um orgasmo. Não é um carro é um kart. É um carr de corrida para a estrada! As bochechas inda me doem do sorriso que este carro traz. Não é preciso aceitar a minha palavra. Aqui vai um video em inglês e outro em português:

Video da Lotus...

Teste Top Gear (Inglês)...


3. O carro é assim tão diferente de um elise?

É mesmo. Estéticamente é brutal e super agressivo. Não tem comparação. Eu nunca tinha visto um ao vivo antes de ver o meu, mas já tinha visto muitos Elises e fique de boca aberta. É lindo. As pessoas cenam-nos na rua, as crianças dizem-nos adeus, a rua fica cheia de poças de baba e os polícias manda-nos parar só para ver io carro!

O Exige têm um pacote aerodinâmico muito avançado que poduz cerca de 15 kg de força atrás e á frente. Nota-se. À medida que a velocidade vai aumentando, o carro cola-se à estrada. Um Elise ‘levanta o nariz’ quando anda muito rápido – assusta um bocadinho!

O motor e o compressor são uma delícia: 80% do binário disponível às 2000 RPM. O Exige S é quase 1 segundo mais rápido dos 0-100 do que o Elise. O compressor é diferente do compressor usado no Elise SC - é mais agressivo.

Além disso como podem ver nas fotos abaixo, o Exige é descapotável. Tenho um email da lotus que afirmaa que o carro pode ser descapotado sem nenhuma consequência a não ser a perda parcial do efeito aerodinâmico. O manual diz o mesmo. É incluivé possível comprar um soft-top na Lotus e instalá-lo como se fosse um elise (ver conversões aqui)





4. Onde é que se faz a manutenção? É muito cara?

A manutenção pode-se fazer no Porto ou em Lisboa, nas oficinas da Jaguar. O carro está na garantia até Julho de 2007. O preço da mão de obra é 35 EUR / hora e as peças mecãnicas (motor e transmissão) são Toyota (motor VVTI do Celica). A manutenção é muito em conta. A revisão anual ficou-me por 400 EUR, pageui mais 200 por uns discos de travões novos para a traseira e um extintor.

5. E mesmo assim queres vender?

Não uso o carro como ele merece. Quero dar-lhe um dono que o leve a passear e até quem sabe o leve á pista. Vou ter muitas saudades. Como podem ver no blog, este carro é uma fonte de eterna felicidade

6. Quanto é que consome: 8l / 100 em AE - 11l / 100 em cidade


7. O carro é confortável:

Sim. É o úncio carro de produção com bancos Pro-Bax (já fiz 1000 kms num dia e quando saí do carro estava com as costas óptimas). A suspensão é perfeitamente tolerável. Não tem ar condicionado, mas mesmo em agosto é perfeitramente confortavel com a janela aberta (ou sem capota!!!).

8. E quando quiser aumentar a potência?

Há varias opções. A melhor e mais reputada é a da Komo-Tec: 280 cvspor 5000 EUR . 280 cvs dão ao Exige S a relação peso potência de um F430 Scuderia!

Link:

9. E o preço de venda do Exige S, É muito caro?

Não. Estou a pedir 56 000 Eur. É mais barato que o Elise novo sem extras e é ao mesmo preço de um Exige com 3 anos que se vendia no standvirtual (com 192 cvs). O carro pode ser pago a pronto, ou então o comprador pode ficar com o meu leasing: aí o pagamento seria 31000 a pronto e 25 000 em leasing (cerca de 700 eur /mês até Julho de 2011).

O seguro do carro (cobertura máxima) são 1000 EUR / ano.

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